Atualizado em 04/10/2012
Beato José de Anchieta

José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em São Cristóvão de La Laguna, Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Em 13 de julho de 1553, com 19 anos chegou ao Brasil, país que foi o palco de sua vida e obra.
Foi sacerdote, missionário, professor, historiador, gramático e poeta. É considerado fundador ou iniciador da literatura, teatro e poesia brasileira. Exerceu função de médico e enfermeiro, aprendendo com os índios a utilização das plantas medicinais . Escreveu sobre zoologia e botânica do Brasil.
Seu nome está escrito entre os fundadores da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Outras. Em 1563, ao lado do Pe. Nóbrega, Anchieta negociou a paz com os índios tamoios, escrevendo durante os cinco meses que permaneceu como refém, o famoso poema à Virgem Maria. Em 09 de junho de 1597 morreu em Anchieta, Espírito Santo e foi proclamado Apóstolo do Brasil.
Nos 44 anos que viveu no Brasil foi respeitado e venerado por todos; índios, portugueses, espanhóis e brasileiros. Pelo esplendor de suas virtudes: humildade, coragem, paciência, benevolência, caridade, espírito de oração, pela fama de milagreiro e pelo culto que o povo brasileiro sempre lhe prestou, o papa João Paulo II o proclamou Beato, no dia 22 de junho de 1980.

 

História do Beato José de Anchieta

Comemora-se dia 09 de Junho

Beato Jose de Ancheita

Oração do Beato José de Anchieta

Senhor, nosso Pai, através de vosso servo José de Anchieta, evangelizastes o nosso Brasil. Ele amou os pobres e sofredores, amenizando e curando seus males e foi solidário com os índios, ajudando-os a Vos conhecer e amar em sua própria língua e costumes.
Neste momento, ó Pai querido, por intercessão do Beato Pe. Anchieta, eu Vos peço a graça (indicar a graça) fortalecida pela mediação de Nossa Senhora, ele muito amou em sua vida. Amém.